Fase 5
Principais Pragas e Doenças em Hortaliças na Região do Vale do Caí/RS

Através de um questionário aplicado a produtores de hortaliças e morango da região, foi possível identificar as principais pragas e doenças presentes nas lavouras do Vale do Caí, nessa sessão trataremos de cada uma delas em duas partes, um primeiro vídeo tratando de sua biologia e ciclo, e um segundo trando das estratégias de controle.
Vídeo 22- Mosca-Branca: o inseto praga
Estamos entrando na fase da campanha que trara dos problemas fitossanitários mais importantes da região. E iniciamos essa série, com o Professor Dr. Jonas Arnemann (UFSM), justamente nos falando sobre o inseto praga que traz maior impacto econômico na Região do Vale do Caí: a Mosca Branca (Bemisia tabaci).
Vídeo 22- Mosca-Branca: estratégias de controle
No último vídeo nos foi apresentado o inseto de maior impacto na produção de hortaliças do Vale do Caí: a Mosca-Branca. Hoje, o Assistente Técnico Regional de Olericultura da EMATER-RS, Lauro Bernardi, vai nos apresentar estratégias de controle desse inseto que provoca perdas significativa na provoca perdas significativa nas propriedades da região
Vídeo 24 - Murchadeira (Ralstonia solanacearum): a bacteriose
No vídeo, a Engenheira Agrônoma da EMATER de Vale Real, Carolina Tessele, trará para discussão a bactéria que é responsável por danos significativos em cultivos de tomate, pimentão, batatinha, berinjela e pepino. A Ralstonia solanacearum é a responsável por causar a doença conhecida popularmente por murchadeira.
Vídeo 25- Murchadeira (Ralstonia solanacearum): alternativas para o convívio
A Engenheira Agrônoma da e-Agro Consultoria Agronômica e Representante da Associação de Hortigranjeiros de Feliz, Everlin Kremer, vem nos trazer algumas ações preventivas e alternativas para o convívio com essa bacteriose de solo úmido e que em verões quentes pode infectar espécies de plantas pertencentes a mais de 50 famílias botânicas, provocando maiores perdas nas solanáceas.
Vídeo 26- Nematoides:
a praga
No vídeo de hoje a Engenheira Agrônoma da EMATER de São Sebastião do Caí/RS, Kátia Huber, irá nos falar um pouco sobre o que causam as galhas (bolinhas) nas raízes de diversas hortaliças. Ao apresentar os Nematoides, em especial o Nematoide-das-Galhas, Kátia já nos pontua algumas estratégias de prevenção para fugir dessa praga que traz perdas econômicas significativas para região.
Vídeo 27- Nematoides: desafios no convívio
Na continuação do vídeo anterior, o Engenheiro Agrônomo da EMATER de Bom Princípio/RS, Alexandre Matusiak, irá nos trazer algumas alternativas e pontuar os desafios no convívio com o Nematoide-das-Galhas, que pe uma praga que traz perdas econômicas significativas para regiã
Vídeo 28 -Traça-das-Crucíferas:
o inseto praga
A traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) é uma das pragas mais destrutivas do repolho, da couve-flor , brócolis couve, couve-rábano, couve-chinesa e couve-de-Bruxela em todo o mundo. Os custos de manejo, combinados às perdas de rendimento devido à praga, são estimados entre 4-5 bilhões de dólares anualmente em todo o mundo. O Eng. Agrônomo da EMATER de São Sebastião do Caí/RS, Edmundo Oderich no vídeo de hoje vai nos falar sobre o ciclo e o monitoramento desse micro mariposa.
Vídeo 29-Traça-das-Crucíferas: estratégias de controle
No último vídeo conhecemos melhor a traça-das-crucíferas (Plutella xylostella), hoje, O Eng. Agrônomo da EMATER de São José do Hortêncio/RS, Hector Eder, vai nos mostrar as principais estratégias de controle da praga.
Vídeo 30 - Podridão-Negra-das-Crucíferas: a doenças
a Engenheira Agrônoma da EMATER, Marcia Ruff, irá hoje nos falar sobre a podridão-negra das crucíferas (PNC) é uma doença muito comum na culturas dos vegetais da família Brassicae. Essa doença é causada por uma bactéria da espécie Xanthomonas campestris pv. campestris. Considerada um dos patógenos mais importantes nessas culturas. Se não for manejada, a podridão-negra, pode causar perda total da produção
Vídeo 31 - Podridão-Negra-das-Crucíferas: o convívio
Hoje a Engenheira Agrônoma Kátia Huber, vai continuar a série de vídeos que fala sobre a Podridão Negra das Crucíferas, causada pela bactéria Xanthomonas campestris pv. campestris. Esta é a doença de maior impacto econômico que ataca uma vasta de espécies vegetais pertencentes a família das brassicas.
Vídeo 32 - Traça-do-Tomateiro: o Inseto Praga
O vídeo de hoje irá tratar sobre o principal inseto praga do tomateiro em ambiente protegido da região: a Traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Ela é uma das pragas mais comuns no tomate, aqui no Vale do Caí, ocorre principalmente nos períodos mais seco do ano. Para falar sobre ela no teremos o Assistente Técnico de Olericultura do Regional de Lajeado da EMATER/RS, o Engenheiro Agrônomo Lauro Bernardi. Lauro nos trará uma explicação sobre a biologia, o ciclo e algumas características dessa praga que fazem com que ela traga impactos econômicos tão significativos para região.
Vídeo 33 - Traça-do-Tomateiro: Desafios no Controle
No vídeo de hoje, Engenheiro Agrônomo e Secretário da Agricultura do Município de Feliz, Mosar Martini, irá nos trazer os principais pontos para o controle da Tuta absoluta.
Mosar nos aponta 7 ações possíveis para controle dessa que é uma das principais pragas da cultura do tomateiro.
Vídeo 34 - Ácaro-Rajado: Biologia e Controle
Sem dúvida é o Ácaro-Rajado (Tetranychus urticae) a principal praga da moranguicultura da Região do Vale do Caí, no vídeo de hoje, o Engenheiro Agrônomo Alexandre Matusiak ira nos falar melhor sobre esta praga, seu ciclo e como fazer o seu monitoramento.
Vídeo 35 - Ácaro-Rajado: Estratégias de Controle
O sucesso de uma lavoura de Morango no Vale do Caí passa pelo controle eficiente do Ácaro Rajado, e nesse vídeo o Eng. Agrônomo Lauro Bernardi, irá nos trazer uma série de estratégias de controle, entendendo os diferentes momentos de infestação dessa que é a principal praga da moranguicultura da região.
Vídeo 36 - Mofo-Cinzento: Biologia e Ciclo do Fungo
Neste vídeo, a Engenheira Agrônoma da EMATER/RS de Bom Princípio, Anna Cristina Xavier, fala sobre a biologia e o ciclo do mofo-cinzento (Botrytis cinerea), esta que é a principal doença do morango na região.
Este fungo ataca diversas espécies vegetais e diferentes fases de desenvolvimento, tanto vegetativa como reprodutiva, podendo atacar plantas novas bem como as flores e frutos das mesmas e é importante doença de pós-colheita.
Vídeo 37 - Mofo-Cinzento: Estratégias de Manejo
Já conhecemos o mofo-cinzento (Botrytis cinerea) no vídeo anterior, esta semana o Engenheiro Agrônomo da EMATER de Feliz/RS, Mateus Monteavaro, vem destacar as principais estratégias como o monitoramento e limpeza, são essenciais para que o fungo não cause prejuízos financeiros na produção.
Vídeo 38 - Tripes: O Inseto Praga
O Tripes é um dos principais insetos pragas que causam perdas em hortaliças na região, seus danos podem ser diretos, causados pelo aparelho bucal, ou danos indiretos que são causados pelos vírus que o inseto pode transmitir. No vídeo de hoje, o Engenheiro Agrônomo Hector Eder nos fala sobre a biologia, ciclo e danos desse inseto praga.
Vídeo 39 -Tripes: Estratégias de Controle
O Engenheiro Agrônomo Felipe Trein, nos colocará nesse vídeo as principais estratégias de controle sendo utilizadas com sucesso para controle de tripes nas culturas de Alface, Tomate, Pimentão e Morango.
